Bota Rota

Saudações trekkianas,

Bota Rota é o nome de um pequeno grupo de trekking que desde 2001 percorre vários espaços naturais só para contemplar o que melhor nos dá a Mãe-Natureza: os animais, as plantas, as paisagens, o silêncio e a camaradagem (aproveitamos e damos algum descanso às nossas cara-metade).

Para além da sensibilização para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, este espaço pretende ser uma exteriorização desses momentos vividos pelos elementos que compõem o Bota Rota.

Aqui, podem ler, contemplar e rir das nossas pequenas aventuras, através dos textos e das fotos que, a muito custo, trazemos para casa, pois após grandes distâncias percorridas, até as fotos pesam!

Como ainda não somos profissionais, as nossas actividades são poucas, pequenas e vagarosas. Portanto, não pensem que estão num blog de grandes montanhistas. Apesar de termos alguma experiência, alguns com mais de 25 anos, o objectivo do Bota Rota é viver, saborear, fotografar, conhecer e não ser um papa-quilómetros!

Espero que, neste espaço, consigamos transmitir toda a nossa diversão em campo e que se divirtam com as nossas vivências, que fazem parte desta curta vida, neste maravilhoso planeta a que chamamos Terra.

Jorge Sousa

"Trilhos para todos!"

Trilho na Serra da Freita
  15 de Janeiro de 2011

A primeira caminhada de 2011, coincidiu com a primeira caminhada fora do Parque Nacional Peneda - Gerês. Mas nem por isso, foi menos interessante!
A Serra da Freita não fica atrás, em termos de beleza paisagística do famoso Gerês. A provar, fica a enorme quantidade de fotografias que se tiraram durante um percurso, que teve como pano de fundo, a majestosa Cascata da Misarela!
A caminhada terminou já noite dentro, onde tivemos a oportunidade de fazer a última parte, à luz das estrelas.

Saudações especiais à Maria José, à Lúcia, ao Pereira da Silva, ao Manuel e ao Paulo, pela boa disposição e companhia!













































 






 

(fotos cedidas pelo Pereira da Silva)
_______________________________________

Trilho Interpretativo das Silhas dos Ursos
  12 de Dezembro de 2010


Realizou-se mais caminhada do projecto "Trilhos para Todos!".
Desta feita, na Serra do Gerês. Um trilho de ambiente natural, com vários pontos interessantes, Tais como a beleza paisagística e a arqueologia rural.
Foi uma caminhada mais dura do que as outras, mas a boa disposição reinou do início ao fim.


Um "Muito obrigado" à Maria José, à Lúcia, à Preciosa, à Sandra, ao Pereira da Silva e ao Paulo pela contribuição que deram na boa disposição do grupo.









































(fotos cedidas pelo Pereira da Silva)


Comentários: 

 "Trilho da Silha dos Ursos - Esta foi a minha 3ª participação organizada pela Bota Rota. À 3ª foi de vez ,não choveu. Mas não foi, nem será a chuva a desmotivar-me na participação destas caminhadas. Bem pelo contrário, 1º pela parte humana, 2º pela natureza. Quanto á componente humana,uma saudação especial à organização pelo profissionalismo e interacção com os participantes que dá um conjunto saudável de corpo e alma. Relativamente á escolha dos trilhos, todos diferentes mas todos com o seu valor. Para mim, que não conhecia nenhum foi duma enorme riqueza cultural, (etimologia; das terras, plantas, rios, etc) e de paz e serenidade que a mãe natureza me dá. Numa palavra "REVITALIZANTE" que recomendo e espero repetir.


Feliz Ano Novo 2011 - com muitos e bons trilhos
Bem haja ,ao Bota Rota e a todos os participantes

Lúcia "  
______________________________________________

Trilho Interpretativo de S. Miguel de Entre Ambos-os-Rios 
 21 de Novembro de 2010


Pelo jeito, o baptismo continuou na 2ª caminhada!

Apesar do adiamento de uma semana, a chuva teimou em aparecer. Mas o grupo é mais teimoso e assim, saiu para o campo para disfrutar em pleno, o trilho definido. A boa disposição imperou, diante de uma paisagem magnífica.

 No final, o Bota Rota estava radiante com o espírito dos elementos que se juntaram ao grupo.

Um agradecimento especial à Lúcia, à Maria José, ao Pereira da Silva e ao Paulo, pela sua "boa onda"!
 






















 (Fotos cedidas por Pereira da Silva)
 
____________________________________________


Trilho da Peneda

24 de Outubro de 2010

Este ano, o Bota Rota, numa acção de sensibilização e divulgação, resolveu organizar uma série de caminhadas para pessoas que gostem da actividade e não conheçam as nossas áreas protegidas.
São trilhos homologados, em ambientes naturais ou rurais, onde, para além da beleza paisagistica, podemos contemplar tradições e estilos de vida esquecidos no dia-a-dia dos ambientes citadinos.

Assim, a primeira caminhada foi na Serra da Peneda, um dos mais bonitos trilhos homologados do PNPG.

Sendo a primeira, e como baptismo, a chuva brindou mas não desmotivou este grupo de 10 pessoas que não perdeu a boa disposição durante toda a caminhada.

Para o pessoal do Bota Rota, foi um gosto enorme acolher estes elementos e dar-lhes a conhecer esta maravilhosa Serra da Peneda.

Uma saudação especial à Maria José, à Lúcia, à Maria João, à Teresa e ao João, pela companhia e pela boa disposição!

































Jorge Sousa (Bota Rota)




 (fotos cedidas por Lúcia Teixeira)