Bota Rota

Saudações trekkianas,

Bota Rota é o nome de um pequeno grupo de trekking que desde 2001 percorre vários espaços naturais só para contemplar o que melhor nos dá a Mãe-Natureza: os animais, as plantas, as paisagens, o silêncio e a camaradagem (aproveitamos e damos algum descanso às nossas cara-metade).

Para além da sensibilização para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, este espaço pretende ser uma exteriorização desses momentos vividos pelos elementos que compõem o Bota Rota.

Aqui, podem ler, contemplar e rir das nossas pequenas aventuras, através dos textos e das fotos que, a muito custo, trazemos para casa, pois após grandes distâncias percorridas, até as fotos pesam!

Como ainda não somos profissionais, as nossas actividades são poucas, pequenas e vagarosas. Portanto, não pensem que estão num blog de grandes montanhistas. Apesar de termos alguma experiência, alguns com mais de 25 anos, o objectivo do Bota Rota é viver, saborear, fotografar, conhecer e não ser um papa-quilómetros!

Espero que, neste espaço, consigamos transmitir toda a nossa diversão em campo e que se divirtam com as nossas vivências, que fazem parte desta curta vida, neste maravilhoso planeta a que chamamos Terra.

Jorge Sousa

sábado, 21 de novembro de 2009

Port(c)aria 1245


Portaria 1245/2009

É caricato, irreal e até quixotesco, os propósitos desta Portaria.

Não sei onde estes conservacionistas de secretária, pagos com o dinheiro dos nossos impostos, descortinaram que uma taxa deste calibre irá conservar, ou benfeitorizar o nosso PNPG! Pode é fazer com que as pessoas fujam a sete pés, com medo de que o simples respirar pague imposto.

Será que eles pensam que, quem tem dinheiro protege melhor o ambiente? Ou pior: “- Quem paga pode estragar porque a massa já cá canta?!”
Pois bem, desde os meus 15 anos que, quando fui pela primeira vez ao PNPG, inserido numa actividade dos escuteiros, percebi que estava num local especial. Hoje com quase 43, após estes anos todos e muitos quilómetros percorridos por quase todo o Parque, onde tive o privilégio de levar os meus amigos mais chegados e a minha família a conhecer “o verdadeiro Gerês,”sempre com o cuidado de educar e não interferir no ecossistema existente, vejo-me, por causa de meia dúzia de legisladores que não sabem fazer mais nada senão extorquir dinheiro, impossibilitado de apreciar aquilo que é meu. Que é de todos nós.

Para conservar, meus senhores o maior problema não é o dinheiro é a educação! E essa dá-se no terreno, com informação e formação.
O dinheiro, esse, está é mal distribuído!

Em vez de se gastarem rios dele em estádios que, já se consta, que vão abaixo, em vez de se gastar tanto em transportes que não nos levam a lado nenhum - só mais rápido, mas que vão custar balúrdios. Deixem de brincar com as pessoas!

Será que o PNPG será alguma coisa se for proibitivo? – “Temos um Parque Nacional lindíssimo! …mas não podemos lá ir. A não ser que se pague, cerca de 15 dias de trabalho de uma pessoa que ganhe o salário mínimo!”

Por mim, se isto for para a frente, irão continuar a ver-me percorrendo os trilhos deste maravilhoso Parque Nacional, fazendo aquilo que tenho sempre feito ao longo destes anos, até ao dia que seja impedido de o desfrutar.

É triste, mas não podemos ficar calados. Temos que lutar por aquilo que é nosso! Jorge Sousa

4 comentários:

  1. JOrge;)

    E dia 12 eu conto convosco...
    Gostei do que li.

    Saudações montanheiras

    ResponderEliminar
  2. Viva, parabéns pelo blog!
    já agora se tiveres mais info sobre esta portaria e seu conteúdo envia e-mail sff (meu e-mail está no blog calcorreando.blogspot.com que por acaso já visitaste ;)
    abraço

    ResponderEliminar
  3. COUNT ME INNNNN!!!!!!


    Saudações Rôtas a todos os Botas

    André Neves

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo excelente blogue,dia 12 lá nos encontraremos
    abraço,
    João Dias.
    trutaseserras.blogspot.com

    ResponderEliminar