Bota Rota

Saudações trekkianas,

Bota Rota é o nome de um pequeno grupo de trekking que desde 2001 percorre vários espaços naturais só para contemplar o que melhor nos dá a Mãe-Natureza: os animais, as plantas, as paisagens, o silêncio e a camaradagem (aproveitamos e damos algum descanso às nossas cara-metade).

Para além da sensibilização para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, este espaço pretende ser uma exteriorização desses momentos vividos pelos elementos que compõem o Bota Rota.

Aqui, podem ler, contemplar e rir das nossas pequenas aventuras, através dos textos e das fotos que, a muito custo, trazemos para casa, pois após grandes distâncias percorridas, até as fotos pesam!

Como ainda não somos profissionais, as nossas actividades são poucas, pequenas e vagarosas. Portanto, não pensem que estão num blog de grandes montanhistas. Apesar de termos alguma experiência, alguns com mais de 25 anos, o objectivo do Bota Rota é viver, saborear, fotografar, conhecer e não ser um papa-quilómetros!

Espero que, neste espaço, consigamos transmitir toda a nossa diversão em campo e que se divirtam com as nossas vivências, que fazem parte desta curta vida, neste maravilhoso planeta a que chamamos Terra.

Jorge Sousa

domingo, 13 de dezembro de 2009

Marcha de protesto contra a Portaria 1245



Numa louvável iniciativa de alguns montanheiros, realizou-se ontem, dia 12, a tão esperada marcha de protesto contra a portaria 1245.

Esta iniciativa que, prevejo eu, será a primeira de muitas (pessoalmente, não creio que as autoridades politicas retirem tão facilmente as ditas taxas), correu de uma forma exemplar, com uma adesão de cerca de centena e meia pessoas, representando importantes associações, distintos clubes, grandes e pequenos grupos e outros lesados como os moradores/proprietários destes espaços naturais.

Esta acção serviu para duas coisas: a primeira, para mobilizar todos os que, de uma maneira ou de outra, se sentem injustiçados por esta portaria. Na minha perspectiva foi bom foi o suficiente – faltaram os restantes montanheiros do país, faltaram associações, faltaram importantes estruturas tais como o Corpo Nacional de Escutas, os outros escuteiros, etc., etc. Compreendo que Braga não é um destino geograficamente fácil mas temos que nos juntar todos. Temos também, outros locais mais favoráveis para protestar. Friso que, esta marcha foi a primeira iniciativa e se queremos mudar alguma coisa temos que continuar a lutar com todas as forças.

A segunda porque, apesar de não nos conhecermos todos (tive alguma dificuldade em reconhecer pessoas que só falo com eles neste espaço cibernético), deu para conhecer alguns. Neste ponto acho que seria interessante, de vez em quando, organizarmos encontros informais para trocar experiências, ideias e conhecimentos. Deixo aqui o repto, no intuito de aproximar todos os que partilham o gosto pela natureza e que, com ela desfrutam o melhor da vida.
Mais uma vez, cumprimento os responsáveis pela organização desta marcha e os demais intervenientes pela dedicação e preservação daquilo é nosso por direito e não por portaria: as nossas áreas protegidas. Até porque REGRAS SIM, TAXAS NÃO!               Jorge Sousa

2 comentários:

  1. Concordo plenemente com o que diz, a respeito do contacto pessoal com os etervinientes, não deu para nos conheçermos todos,temos que começar por algum lado ,estou disponivel para trocar impressões a respeito de organizar um encontro onde seja possivel,pelo menos,conheçermo-nos a todos.
    abraço
    João Dias

    ResponderEliminar
  2. Jorge,

    Boa ideia!!! Eu propria estava a espera que alguns bloguistas me abordassem para eu poder agradecer pessoalmente o apoio deles... Tu eras um deles... eu nao vos vi:(

    Seja como for outros dias viram... mas ja agora muito obrigada pelo apoio, pela presença, pelo sentimento nobre que vos moveu...

    Saudações Montanheiras
    Dorita

    ResponderEliminar