Bota Rota

Saudações trekkianas,

Bota Rota é o nome de um pequeno grupo de trekking que desde 2001 percorre vários espaços naturais só para contemplar o que melhor nos dá a Mãe-Natureza: os animais, as plantas, as paisagens, o silêncio e a camaradagem (aproveitamos e damos algum descanso às nossas cara-metade).

Para além da sensibilização para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, este espaço pretende ser uma exteriorização desses momentos vividos pelos elementos que compõem o Bota Rota.

Aqui, podem ler, contemplar e rir das nossas pequenas aventuras, através dos textos e das fotos que, a muito custo, trazemos para casa, pois após grandes distâncias percorridas, até as fotos pesam!

Como ainda não somos profissionais, as nossas actividades são poucas, pequenas e vagarosas. Portanto, não pensem que estão num blog de grandes montanhistas. Apesar de termos alguma experiência, alguns com mais de 25 anos, o objectivo do Bota Rota é viver, saborear, fotografar, conhecer e não ser um papa-quilómetros!

Espero que, neste espaço, consigamos transmitir toda a nossa diversão em campo e que se divirtam com as nossas vivências, que fazem parte desta curta vida, neste maravilhoso planeta a que chamamos Terra.

Jorge Sousa

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Fafião - Ermida - Fafião


 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  

30 de Janeiro de 2010

Como de costume, sábado, 06H00, partida para mais uma caminhada no PNPG. Esta seria a primeira do ano, em conjunto com o “Bando da Cidade sem Lei”, nossos novos companheiros nestas andanças.
O ponto de partida era, mais uma vez, a aldeia de Fafião. Daí, partimos em direcção a Chã de Touro de Trigo, Curral de Pinhô, Miradouro da Malhadonça, Curro da Tribela, depois desviamos para o Rio Arado, em direcção à Ermida, Vela, dura subida até ao Carvalhal Escuro e, novamente Fafião.
Este trilho, sem dificuldades de navegação, realizou-se, na sua maior parte por estradão, tendo, no entanto, ao longo do seu percurso alguns desníveis acentuados.
Estes desníveis não impediram que um amigo brincalhão, “gozasse” com a demais malta, carregando na sua mochila, uma enorme pedra, colocada por um terceiro, fazendo crer que não sabia da sua existência!
Ele há moços para tudo! É que não lembra o diabo, “deixar” que lhe ponham uma pedra às costas e carregar o dito peso morto, só para gozar a malta! É de uma maldade!... Para dar mais ênfase, ao longo do percurso, ainda se ia queixando das costas e dos ombros.
Agora com os dois grupos, existe diversões para todos: outro amigo, desprovido de mochila, de saco, de saquinha, ou de pochette, começou a ficar inquieto a partir das 13H00, porque a fome apertava e ele só pensava na sandocha de carne assada que tinha no carro. Sandocha e os restantes upgrades! De repente, começou a ter um súbito interesse por navegação por carta topográfica. A ideia era  traçar uma linha recta até ao carro…
-Que se lixe o trilho, eu quero é comer!
Claro que a malta optou pelo trilho e o moço, resignado, lá acompanhou o resto da maralha. Quando finalmente, do alto do monte viu o seu carro, desatou apressado, monte abaixo… não vá a sandes de carne assada perder a validade!
O Jorge André começa a ser um “habituer”, revelando que tem de ser ele a levar pedras na mochila para nós não ficarmos mal…
Finalmente, no fim do trilho, o habitual festim “A la Bando” com a mesa cheia de iguarias bem regadas com vinho e acompanhadas pela boa disposição de todos. Devo dizer que, para mim, é um prazer fazer este tipo de actividades com esta excelente companhia: os velhos Botas de quem eu não prescindo e os novos do Bando. A todos eles um grande abraço. Venha a próxima!           Jorge Sousa

3 comentários:

  1. Realmente esta coligação funciona!!!
    Depois de uma adaptação "em termos logisticos" inicial entre os grupos, o bem estar tem sido uma constante. Exemplo disso mesmo é o Rogerio, que começa a fazer das suas. Rogerio pregas-nos cada partida!!! Olha que o resto da malta começa a ficar de pé atrás contigo!!!
    Brincadeiras à parte, Gerês é sempre Gerês, e estou "mortinho" pela proxima actividade.

    O GERÊS É UMA PEDRA!!!

    ANDRÉ NEVES

    ResponderEliminar
  2. ola malta,
    Quem bem se quer sempre se encontra, e a malta que caminha nas serras é tudo boa gente. o vosso blog tambem esta muito bem elaborado, parabens.
    o vosso link ja esta no aventuras d'ouro.
    saudações montanheiras
    Stefy

    ResponderEliminar
  3. Cuidado com esse moço!!ele é do piorio!Tem a mania de que ainda estamos na idade da pedra!!Eu nao sei com que intençao ele fez aquilo!Será que era para fazer uma sopinha de pedra para o jantar??
    Se era para isso,ao menos podia convidar a malta toda!E se o godo nao fosse o suficiente para a dita sopinha,eu disponibilizava-me para levar um maior,se fosse preciso!!!!!
    Enfim,este gajo é mesmo calhau!
    Mas valeu pena pelas sandes de presunto e as pataniscas....

    Rogerio santos

    ResponderEliminar