Bota Rota

Saudações trekkianas,

Bota Rota é o nome de um pequeno grupo de trekking que desde 2001 percorre vários espaços naturais só para contemplar o que melhor nos dá a Mãe-Natureza: os animais, as plantas, as paisagens, o silêncio e a camaradagem (aproveitamos e damos algum descanso às nossas cara-metade).

Para além da sensibilização para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, este espaço pretende ser uma exteriorização desses momentos vividos pelos elementos que compõem o Bota Rota.

Aqui, podem ler, contemplar e rir das nossas pequenas aventuras, através dos textos e das fotos que, a muito custo, trazemos para casa, pois após grandes distâncias percorridas, até as fotos pesam!

Como ainda não somos profissionais, as nossas actividades são poucas, pequenas e vagarosas. Portanto, não pensem que estão num blog de grandes montanhistas. Apesar de termos alguma experiência, alguns com mais de 25 anos, o objectivo do Bota Rota é viver, saborear, fotografar, conhecer e não ser um papa-quilómetros!

Espero que, neste espaço, consigamos transmitir toda a nossa diversão em campo e que se divirtam com as nossas vivências, que fazem parte desta curta vida, neste maravilhoso planeta a que chamamos Terra.

Jorge Sousa

sábado, 3 de julho de 2010

Albergaria – Prados da Messe – Portela de Leonte




12 de Junho 2010

Nesta caminhada, as coisas iriam mudar. Pela primeira vez, e após muitos estudos, o Bota Rota estava pronto para navegar com o famoso GPS! Após anos e anos de navegação com carta topográfica em papel e bússola, estávamos prontos para a era digital. Como tivemos ajuda de um "expert", apaixonado pela navegação e pela natureza, convidamos o Quim Mota para nos acompanhar e, na sua presença, testar o equipamento no terreno.
Convite puxa convite, então, o André convidou o cunhado - o Kiko - para se juntar à maralha.
Com o grupo bem composto, rumamos com destino a Caldas do Gerês. O trilho começa em Leonte, seguimos pela estrada até Albergaria e começamos a famosa subida da Costa da Sabrosa. Após a subida, continuamos até ao Lombo do Burro, bem perto dos Prados da Messe. Chegados aos prados, altura para uma paragem para uma bucha e recuperar as forcinhas nas pernas!
Aqui, o Janu, que tinha “herdado” um canivete suíço do sogro, segundo ele, da marca VITORINO X, e que não cortava nada, teve que recorrer à caixa de 1ºs Socorros: é que o canivete não gostou, nem do nome que ele lhe deu, nem que ele tivesse dito que não cortava nada e, tirou-lhe um febra de um dedo!
Com o moço de maçaneta no dedo, seguimos até ao Curral da pedra, Lomba do Pau e Borrageiro. No Borrageiro desviamos em direcção para oeste e iniciamos a dura mas bonita descida, para o curral Mourô, onde descansamos mais um bocado. Dali seguimos com destino a Leonte, nosso destino final.
Este é um excelente trilho, de extrema beleza, que mostra o coração do Parque Nacional Peneda – Gerês. A companhia, como sempre, foi excelente, complementada pelo Quim e pelo Kiko que estiveram à altura do “desafio”. Para o Bota Rota é uma alegria enorme acolher elementos desta natureza, que saborearam todos os passos que deram, com um entusiasmo contagiante. A pessoas com estas, só podemos dizer: Bem-vindos!
P.S.: o equipamento passou no teste! Entramos na nova era da orientação, mas convém não esquecer os conhecimentos adquiridos...
Jorge Sousa

7 comentários:

  1. Obrigado pela experiência fantástica que me proporcionaram…
    Foi um dia espectacular, cheio de condição física, amizade, boa disposição e natureza de todos os feitios…
    Estava mesmo a precisar de um dia como este, ao longo do dia não me lembrei de mais nada a não ser todo aquela natureza e a vossa companhia incomparável. Existe muita pouca coisa que tem a capacidade de causar esse sentimento em mim… Obrigado mais uma vez.
    Vi de tudo… até “Cabras” selvagens, que andavam sempre fora dos trilhos…;)
    Estou ansioso para poder repetir, e também para estar convosco seja onde for.
    Abraço para todos e muitas botas rotas….
    P.S.-Obrigado grd Cunhado...

    ResponderEliminar
  2. OLá Kiko. Não faltarão oportunidades, daqui para a frente. O meu desejo é que seja breve. Jorge Sousa

    ResponderEliminar
  3. Não se espera mais nada doque um dia fantastico quando fazemos estas caminhadas..A companhia é excelente a Natureza faz o Resto.

    Ps. Eu o meu amigo Vitorino X ja fizemos as pazes. Ficamos Amigos e continuará comigo nas expedições!

    ResponderEliminar
  4. Olá Botas e companheiros desta aventura que marca a passagem para a era digital. Espero que na próxima caminhada já possa voltar novamente a estas andanças, nem que tenha de juntar às caminhadas a actividade de "mergulho" (substituir a mochila)e carregar uma botija de oxigénio às costas. Grande Caminhada e espero poder conhercer brevemente estes elementos que acompanharam os botas nesta entrada na era digital.
    Grande Abraço,
    Antero

    ResponderEliminar
  5. Viva! pessoal do Botas.
    Quero primeiro agradecer toda a gentileza do grupo para aturar um penetra da geração acima. Depois fiquei muito satisfeito pelo Janu ter retomado a relação com o seu Vitorino X, os dois mais a bola de queijo fizeram um trio de inveja, fiquei amesquinhado enquanto comia os meus minúsculos triangulos da vaca que ri e olhava para aquele imponente e famoso (da serra) pedaço de queijo.

    Aquela paisagem é única, só com alguma veia poética na caneta como o Jorge Sousa, se pode tentar descrever o indescritivel para mim só visto como foi o caso.

    Um abraço a todos e também ao Kiko

    ResponderEliminar
  6. Olá Quim. Obrigado pelas tuas palavras. Como disse ao Kiko, não faltarão oportunidades de repetir a dose. Para nós é sempre um prazer ter-te como companhia. Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Belas fotos, num percurso espectacular, que me deu água na boca.Abraço a todos.

    ResponderEliminar