Bota Rota

Saudações trekkianas,

Bota Rota é o nome de um pequeno grupo de trekking que desde 2001 percorre vários espaços naturais só para contemplar o que melhor nos dá a Mãe-Natureza: os animais, as plantas, as paisagens, o silêncio e a camaradagem (aproveitamos e damos algum descanso às nossas cara-metade).

Para além da sensibilização para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, este espaço pretende ser uma exteriorização desses momentos vividos pelos elementos que compõem o Bota Rota.

Aqui, podem ler, contemplar e rir das nossas pequenas aventuras, através dos textos e das fotos que, a muito custo, trazemos para casa, pois após grandes distâncias percorridas, até as fotos pesam!

Como ainda não somos profissionais, as nossas actividades são poucas, pequenas e vagarosas. Portanto, não pensem que estão num blog de grandes montanhistas. Apesar de termos alguma experiência, alguns com mais de 25 anos, o objectivo do Bota Rota é viver, saborear, fotografar, conhecer e não ser um papa-quilómetros!

Espero que, neste espaço, consigamos transmitir toda a nossa diversão em campo e que se divirtam com as nossas vivências, que fazem parte desta curta vida, neste maravilhoso planeta a que chamamos Terra.

Jorge Sousa

domingo, 7 de novembro de 2010

Vista Etnográfica a Pitões das Júnias e Paredes do Rio

09 Outubro 2010
A ideia inicial era uma caminhada, mas o S. Pedro não gostou… Não gostou, mas também não nos demoveu!
Às 06H20, estava conhecer pessoalmente o primeiro dos vários amigos que conheci neste dia: O Rebelo.
Fizemos a viagem até Braga juntos. Lá, encontramo-nos com o Rui Barbosa. Com o Rui já tinha estado uma vez.
De Braga, seguimos para Caldas do Gerês. Entramos no café e conheci o João Dias, o Pedro Balaia, o Xavier e a Tixa.
De um café para outro. Desta feita, no outro lado da fronteira: Lobios.
Ali, conheci o Zé Moreira.
Decidimos ir, pelo lado espanhol, até Tourém e, dali seguir até Pitões das Júnias. Em Pitões, depois de um café na Casa do Preto, percorremos as ruas da aldeia e visitamos o Eco-museu. Um agradecimento especial ao Cascais, o funcionário de serviço no Eco-museu. Depois da visita a  Pitões das Júnias, fizemo-nos à estrada. Destino: Paredes do Rio. O Rui Barbosa lembrou-se de um amigo que nos poderia fazer uma visita guiada à aldeia. Lá, escolhemos num pequeno largo para almoçar. Eu tirei da mochila as minhas sandes de queijo, mas os meus novos amigos deram-me 10 a 0! Cada um puxou o seu fogão e, de lá, saiu picanha, esparguete, chouriça e salsichas assadas, café, etc., etc….
Depois do repasto, fomos ter com o José Carlos Moura, o amigo do Rui. É fácil perceber que o José Carlos é um apaixonado pela sua aldeia, pelos seus costumes e pelo Parque Nacional da Peneda – Gerês em geral. A forma como ele nos explicou tudo aquilo que nos mostrou, durante a visita guiada, não deixa margem para dúvidas. A ele, o meu muito obrigado!
No final da visita a Paredes do Rio, a hora já estava adiantada. Estava na altura de rumar a casa.
Despedi-me da malta e, juntamente com o Rebelo, regressamos à “base”.
Não é todos os dias que conhecemos uma mão cheia de amigos. Ainda por cima, com interesses e ideais muito similares. A todos eles, um forte abraço e até breve: a caminhada ainda está por fazer!