Bota Rota

Saudações trekkianas,

Bota Rota é o nome de um pequeno grupo de trekking que desde 2001 percorre vários espaços naturais só para contemplar o que melhor nos dá a Mãe-Natureza: os animais, as plantas, as paisagens, o silêncio e a camaradagem (aproveitamos e damos algum descanso às nossas cara-metade).

Para além da sensibilização para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, este espaço pretende ser uma exteriorização desses momentos vividos pelos elementos que compõem o Bota Rota.

Aqui, podem ler, contemplar e rir das nossas pequenas aventuras, através dos textos e das fotos que, a muito custo, trazemos para casa, pois após grandes distâncias percorridas, até as fotos pesam!

Como ainda não somos profissionais, as nossas actividades são poucas, pequenas e vagarosas. Portanto, não pensem que estão num blog de grandes montanhistas. Apesar de termos alguma experiência, alguns com mais de 25 anos, o objectivo do Bota Rota é viver, saborear, fotografar, conhecer e não ser um papa-quilómetros!

Espero que, neste espaço, consigamos transmitir toda a nossa diversão em campo e que se divirtam com as nossas vivências, que fazem parte desta curta vida, neste maravilhoso planeta a que chamamos Terra.

Jorge Sousa

sexta-feira, 16 de março de 2007

Trilho Arado/Borrageiro

Trilho Arado/Borrageiro

10 de Março de 2007

Este trilho, há muito em carteira, é dos mais bonitos que já fizemos por estas bandas. Durante o seu percurso, contemplamos paisagens tão variadas como vales densamente arborizados, onde correm rios de águas límpidas com belíssimas lagoas esverdeadas e paisagem rochosa, agreste, com enormes monolíticos de pedra.
Iniciamos o percurso na Cascata do Arado em direcção ao Curro da Tribela, aí desviamos para a Ponte das Servas e seguimos o Rio do Conho pelo seu íngreme vale, em direcção à sua nascente. Mais à frente, iniciamos uma dura subida para Coucão, atravessamos umas turfeiras e fizemos uma pausa no Prado na Rocalva.
Novamente a subir, passamos ao lado da Roca Negra e só paramos de subir quando chegamos ao Borrageiro, o 2º ponto mais alto da Serra do Gerês.
Após uma dura descida, atravessamos o Curral do Camalhão e dirigimo-nos para o Prado Teixeira. Após breve paragem, tornamos ao caminho com o destino final já perto. Chegamos à Cascata do Arado à hora prevista.
Para remate final, fizemos uma breve visita ao café da Ermida para umas sandes de presunto e umas bebidas bem frescas.
Sentimos a falta dos nossos companheiros, o André e Tero que, um por razões de saúde (ou falta dela) e outro por motivos profissionais, não puderam alinhar nesta caminhada. Aproveitando as faltas, convidamos um amigo – o Januário – que para além de estar à altura e ter espírito para a “coisa”, é uma óptima companhia.

Equipa: Francisco Sousa
Jorge Sousa
Januário Gonçalves


































1 comentário:

  1. Boas pessoal!
    Foi pena n ter podido acompanhar-vos desta vez. Para alem da vontade ser muita, este trilho tem um significado especial para mim.
    Lembram-se, foi qd usei pela 1ª vez um frontal q tb faz chamadas!!!

    Saudações "rotas" para todas as "botas"!

    André Neves

    ResponderEliminar