Bota Rota

Saudações trekkianas,

Bota Rota é o nome de um pequeno grupo de trekking que desde 2001 percorre vários espaços naturais só para contemplar o que melhor nos dá a Mãe-Natureza: os animais, as plantas, as paisagens, o silêncio e a camaradagem (aproveitamos e damos algum descanso às nossas cara-metade).

Para além da sensibilização para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, este espaço pretende ser uma exteriorização desses momentos vividos pelos elementos que compõem o Bota Rota.

Aqui, podem ler, contemplar e rir das nossas pequenas aventuras, através dos textos e das fotos que, a muito custo, trazemos para casa, pois após grandes distâncias percorridas, até as fotos pesam!

Como ainda não somos profissionais, as nossas actividades são poucas, pequenas e vagarosas. Portanto, não pensem que estão num blog de grandes montanhistas. Apesar de termos alguma experiência, alguns com mais de 25 anos, o objectivo do Bota Rota é viver, saborear, fotografar, conhecer e não ser um papa-quilómetros!

Espero que, neste espaço, consigamos transmitir toda a nossa diversão em campo e que se divirtam com as nossas vivências, que fazem parte desta curta vida, neste maravilhoso planeta a que chamamos Terra.

Jorge Sousa

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Valle de Lago - Braña de Sousas









01 de Maio de 2008

Já há algum tempo que organizávamos uma actividade de quatro dias nas Astúrias e, como sempre, desde a ideia até à data do acontecimento, os dias parecem ter 48 horas! Seja como for: a hora, finalmente chegou. Após uns dias de preparativos, no dia 1 de Maio, pelas 04H30 rumamos, mais uma vez, para as maravilhosas paisagens asturianas, desta feita, para o Parque Natural de Somiedo, Reserva da Biosfera, o principal refúgio do urso pardo ibérico, da actualidade.
A viagem fez-se tranquilamente e sem percalços. Mal entramos nas imediações do Parque, fomos brindados por excelentes vistas a volta e meia lá fazia parar o carro para mais uma foto. Dirigimo-nos para o principal aglomerado populacional de Somiedo: Pola de Somiedo, que viria a ser o nosso quartel-general durante os próximos dias, mas continuamos até Valle de Lago , a localidade onde iríamos fazer o primeiro trilho. Depois de trincar-mos alguma coisa, mochilas às costas máquina fotográfica em punho e lá fomos nós encosta acima, em direcção a umas das mais antigas Brañas do Parque. Apesar de ser sempre a subir até às Brañas, o percurso é fácil, com caminho bem delineado e bem marcado. Neste trilho, para além das magníficas paisagens e das Brañas de Sousas, com as suas construções antigas mas bem conservadas, avistamos dois corsos, vários abutres do Egipto e, talvez a mais emocionante descoberta: algumas pegadas de urso!
Como o trilho era aberto, a volta fez-se pelo mesmo caminho, mas nem por isso se deixou de fotografar. Escapa sempre alguma coisa à nossa atenção.
Quando chegamos a Valle de Lago, depois de uma bebida bem fresquinha, fizemo-nos à estrada até ao Camping, em Pola de Somiedo.
Tenda ao alto, banho quente e jantar para a mesa! Amanhã é outro dia e esse será mais duro.



Equipa: Antero santos
Januário Gonçalves
Francisco Sousa
André Neves
Luís Dinis
Jorge Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário