Bota Rota

Saudações trekkianas,

Bota Rota é o nome de um pequeno grupo de trekking que desde 2001 percorre vários espaços naturais só para contemplar o que melhor nos dá a Mãe-Natureza: os animais, as plantas, as paisagens, o silêncio e a camaradagem (aproveitamos e damos algum descanso às nossas cara-metade).

Para além da sensibilização para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, este espaço pretende ser uma exteriorização desses momentos vividos pelos elementos que compõem o Bota Rota.

Aqui, podem ler, contemplar e rir das nossas pequenas aventuras, através dos textos e das fotos que, a muito custo, trazemos para casa, pois após grandes distâncias percorridas, até as fotos pesam!

Como ainda não somos profissionais, as nossas actividades são poucas, pequenas e vagarosas. Portanto, não pensem que estão num blog de grandes montanhistas. Apesar de termos alguma experiência, alguns com mais de 25 anos, o objectivo do Bota Rota é viver, saborear, fotografar, conhecer e não ser um papa-quilómetros!

Espero que, neste espaço, consigamos transmitir toda a nossa diversão em campo e que se divirtam com as nossas vivências, que fazem parte desta curta vida, neste maravilhoso planeta a que chamamos Terra.

Jorge Sousa

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Albergaria – Prados da Messe – Portela de Leonte











15 de Novembro 2008


Com o grupo um pouco desfalcado mas com o tempo de feição, rumamos com destino a Caldas do Gerês. Desta feita o trilho começa em Leonte pela estrada até Albergaria seguindo-se uma subida de, cerca de duas horitas, pela Costa da Sabrosa. Após a subida, continuamos até aos Prados da Messe. Altura para uma paragem para forrar as paredes do estômago e recuperar as forcinhas nas pernas!

Já recompostos, seguimos até ao Curral da pedra, Lomba do Pau e Borrageiro. No Borrageiro desviamos em direcção para oeste e iniciamos uma longa e bonita descida, passando pelo curral Mourô, com destino a Leonte. Quase no final, deparamos com uma cena triste: um bonito exemplar do gado bovino da zona, encontrava-se caído no meio de caminho que levávamos. Percebemos que não se conseguia levantar. Talvez tivesse caído e partido alguma perna. Tirei umas fotos ao “brinco” de identificação do pobre animal e quando chegamos às Caldas do Gerês procuramos o posto da GNR e prestamos contas do que testemunhamos. É certo que esperamos com isto, que tenham tomado alguma providência!

Foi um momento triste no final de um dia de Novembro esplendido com a companhia ideal para este tipo de actividades. Pena é, que os demais elementos não tenham podido desfrutar deste maravilhoso dia, certamente que o iriam transformar num dia com mais animação. Para eles um abraço, com o desejo que voltem às lides brevemente. Jorge Sousa



Sem comentários:

Enviar um comentário