Bota Rota

Saudações trekkianas,

Bota Rota é o nome de um pequeno grupo de trekking que desde 2001 percorre vários espaços naturais só para contemplar o que melhor nos dá a Mãe-Natureza: os animais, as plantas, as paisagens, o silêncio e a camaradagem (aproveitamos e damos algum descanso às nossas cara-metade).

Para além da sensibilização para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, este espaço pretende ser uma exteriorização desses momentos vividos pelos elementos que compõem o Bota Rota.

Aqui, podem ler, contemplar e rir das nossas pequenas aventuras, através dos textos e das fotos que, a muito custo, trazemos para casa, pois após grandes distâncias percorridas, até as fotos pesam!

Como ainda não somos profissionais, as nossas actividades são poucas, pequenas e vagarosas. Portanto, não pensem que estão num blog de grandes montanhistas. Apesar de termos alguma experiência, alguns com mais de 25 anos, o objectivo do Bota Rota é viver, saborear, fotografar, conhecer e não ser um papa-quilómetros!

Espero que, neste espaço, consigamos transmitir toda a nossa diversão em campo e que se divirtam com as nossas vivências, que fazem parte desta curta vida, neste maravilhoso planeta a que chamamos Terra.

Jorge Sousa

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Albergaria - Pico da Nevosa - Portela do Homem
























01 e 02 de Maio de 2010

A chuva ameaçava. Durante toda a semana estivera a chover mas havia esperanças que o S. Pedro não se esquecesse de nós, bons rapazes.
A verdade é que, quando chegamos às Caldas do Gerês, já nem nos lembrávamos da indesejada chuva.
Depois de um pequeno-almoço no local do costume, rumamos em direcção à Portela do Homem, local de partida e chegada da caminhada que tínhamos programada.
Dali recuamos até Albergaria e iniciamos a subida da Costa da Sabrosa até Prados Caveiros. Desviamos para o Cabeço do Cantarelo, Lombo do Burro e Prados da Messe. Após uma “bucha”, que isto de andar na serra abre o apetite, iniciamos a subir até à Torrinheira e, quando estávamos a chegar perto do Alto de Cidadelhe, vimos, a correr encosta acima, um corso! Um misto de alegria e inveja, foi o que sentimos: alegria porque, como toda a gente que gosta de natureza sabe, não nada melhor que ver os animais livres, no seu próprio habitat; inveja porque o “moço” subia a encosta com uma facilidade e velocidade que, só visto!
Continuando a caminhada, fomos em direcção a Lamas de Homem e, nosso destino do dia: o Curral das Abrótegas.
Quando lá chegamos, vimos que já estava ocupado com uma manada de garranos. Umas fotos, com muito cuidado: um dos potros parecia recém-nascido e o macho não tirava os olhos de nós. Fiquei com a sensação, que não seria porque fazíamos o género dele!
Sentamo-nos fora do curral a decidir onde seria o poiso de recurso. Entretanto, os animais devem ter percebido que nós também merecíamos o curral e afastaram-se.
O sol pôs-se, o frio apareceu e, depois da janta, o melhor foi recolher aos sacos-cama.
No Domingo, a alvorada foi bem cedo. O dia vai ter que ser longo!
Depois de arrumado o equipamento, mochilas às costas e pés a caminho para as Minas dos Carris. Lá, avistamos uma placenta de uma égua que terá dado à luz, talvez durante a noite. E não foi tudo: em cima do muro que represa a Lagoa de Carris, ao sol, estava um Tritão marmoreado!
Deixando as Minas dos Carris para trás, seguimos em direcção ao Pico da Nevosa. Apesar de muitos anos de caminhadas no PNPG e de passar várias vezes perto, esta era a primeira vez que subia ao ponto mais alto da Serra do Gerês.
Lá do alto, a vista é deslumbrante! Realmente, vale a pena ir ao cume só pela vista.
As fotos da praxe e… toca a descer! Desta vez para o lado da nossa vizinha Espanha. Seguimos para as Minas das Sombras. Depois de uma acentuada descida, tempo para descansar um pouco, comer qualquer coisa e começar a caminhada final por estradão, até à Portela do Homem.

Nota: A ascensão ao Pico da Nevosa teve um sabor agri-doce: Durante a subida, soube que um grande amigo tinha falecido. Como disse, foi a minha primeira subida a este pico, e foi marcada por esta terrível noticia. Quis o destino que, sempre que eu subir ao ponto mais alto da Serra do Gerês, leve no meu coração o meu amigo Zé Carlos.   Jorge Sousa

3 comentários:

  1. Grande aventura... na proxima subida ao pico da nevosa têm que encontrar o geocach ;)
    boas caminhadas
    Stefy

    ResponderEliminar
  2. Grande caminhada.Emoção debaixo da minha pele só de ver o relato e as fotos.Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. mais um grande momento com os meus amigos "Botas",embora,marcado com a triste noticia que o Zé Carlos tinha partido para outra caminhada.Para ti Zé Carlos:ATÉ SEMPRE

    ResponderEliminar