Bota Rota

Saudações trekkianas,

Bota Rota é o nome de um pequeno grupo de trekking que desde 2001 percorre vários espaços naturais só para contemplar o que melhor nos dá a Mãe-Natureza: os animais, as plantas, as paisagens, o silêncio e a camaradagem (aproveitamos e damos algum descanso às nossas cara-metade).

Para além da sensibilização para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, este espaço pretende ser uma exteriorização desses momentos vividos pelos elementos que compõem o Bota Rota.

Aqui, podem ler, contemplar e rir das nossas pequenas aventuras, através dos textos e das fotos que, a muito custo, trazemos para casa, pois após grandes distâncias percorridas, até as fotos pesam!

Como ainda não somos profissionais, as nossas actividades são poucas, pequenas e vagarosas. Portanto, não pensem que estão num blog de grandes montanhistas. Apesar de termos alguma experiência, alguns com mais de 25 anos, o objectivo do Bota Rota é viver, saborear, fotografar, conhecer e não ser um papa-quilómetros!

Espero que, neste espaço, consigamos transmitir toda a nossa diversão em campo e que se divirtam com as nossas vivências, que fazem parte desta curta vida, neste maravilhoso planeta a que chamamos Terra.

Jorge Sousa

quinta-feira, 3 de março de 2011

Portela do Homem – Minas dos Carris - Portela do Homem

19 de Dezembro 2010

Mais uma vez, o objetivo inicial de fazer o “Trilho da Cumeada” foi adiado por incompatibilidades com o S. Pedro. O senhor, apesar de velho, ainda manda no tempo e, a malta não pode fazer mais nada, senão ter sempre um plano B na manga.

Foi o que se fez: tiramos o dito cujo da manga e lá nos dirigimos para as Minas dos Carris!

O grupo era extenso. Apesar de não ser o género do Bota Rota, novas amizades são sempre bem vindas. Ainda mais, quando partilham do mesmo gosto pela montanha!

Tudo equipado e lá começamos a subida que tão bem conhecemos. A ideia era confraternizar, conhecer as novas amizades. A caminhada foi enriquecida pelas explicações históricas do Rui Barbosa, um estudioso do tema “Minas dos Carris” que, quando falava, fazia silenciar a malta com os seus conhecimentos.

O tempo, esse continuava farrusco, sem chuva mas cinzentão e a neve, cedo começou a fazer parte da beleza paisagística.

À chegada ao complexo mineiro o cenário era brutal: o tempo carregado, muito nevoeiro, o chão e as plantas brancas da neve e do gelo e a Lagoa de Carris completamente gelada. Um espetáculo!

Hora do almoço, uma visita pelo complexo mineiro, pela lagoa, muitas fotos e iniciamos a nossa viagem de volta. Nesta altura já nevava, fenómeno que se estendeu por quase toda a tarde.

A chegada aos carros deu-se ao final da tarde, mas o dia ainda não tinha acabado…

Depois de nos despedir da maior parte da malta, rumamos a Lóbios para um banho quentinho nas piscinas da nascente termal!

Magnífico! Temperatura ambiente a rondar os 0º e nós, dentro de água a rondar os 30º!

Já “lavadinhos” faltava uma paragem pelo “Cubano” para um bocadillo de filete de ternera!

“Agora sim! Agora já estamos aptos para ir embora!”

E foi o que fizemos…

Um abraço a todos os participantes e um agradecimento especial ao João Mota e ao Francelino Fernandes pela companhia que tanto apreciamos.

Jorge Sousa































Sem comentários:

Enviar um comentário