Jorge Sousa
Bota Rota
Saudações trekkianas,
Bota Rota é o nome de um pequeno grupo de trekking que desde 2001 percorre vários espaços naturais só para contemplar o que melhor nos dá a Mãe-Natureza: os animais, as plantas, as paisagens, o silêncio e a camaradagem (aproveitamos e damos algum descanso às nossas cara-metade).
Para além da sensibilização para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, este espaço pretende ser uma exteriorização desses momentos vividos pelos elementos que compõem o Bota Rota.
Aqui, podem ler, contemplar e rir das nossas pequenas aventuras, através dos textos e das fotos que, a muito custo, trazemos para casa, pois após grandes distâncias percorridas, até as fotos pesam!
Como ainda não somos profissionais, as nossas actividades são poucas, pequenas e vagarosas. Portanto, não pensem que estão num blog de grandes montanhistas. Apesar de termos alguma experiência, alguns com mais de 25 anos, o objectivo do Bota Rota é viver, saborear, fotografar, conhecer e não ser um papa-quilómetros!
Espero que, neste espaço, consigamos transmitir toda a nossa diversão em campo e que se divirtam com as nossas vivências, que fazem parte desta curta vida, neste maravilhoso planeta a que chamamos Terra.
Jorge Sousa
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Incêndios – A vergonha de Portugal!
Jorge Sousa
Jorge, nada mais te posso dizer que tens toda a razão no que dizes. Fico revoltado e ao mesmo tempo angustiado quando vejo as noticias, fazem mesmo doer o coração! Andam aí cobardolas a colocaram fogo as matas porque cá para mim são incentivados para isso. O maldito "dinheiro" fala sempre mais alto. Conversa de café e dita cá pelo povo, eles lá dizem... " assim fica a madeira mais barata, as casas de mangueiras precisam de vender... com jeitinho fica quase preparar para construir.. " coisas ditas pelos populares e estou certo que a razão não está longe dos 100%. Era preciso mão grossa em cima desses criminosos... (ai meu Deus se um dia vejo um a fazer isso a floresta..., juro por Deus que pagará da mesma moeda) isto foi só um desabafo porque ao escrever este comentário já me sinto revoltado e cheio de raiva das atitudes de alguns... estamos num mundo de " MERDA" onde o lixo é no chão, onde o verão é sinonimo de incêndios, onde a crise é só para alguns e a lei está por lado dos criminosos.. é isto o nosso mundo. enfim... Alguns animais ainda estão a criar os seus filhotes e o fogo tem destruído isso tudo.. Ponham-se no lugar desses animais. a angustia que deve de ser. E melhor procurar. um dia no supermercado, além dos produtos habituais... teremos no principio da lista.. Mascaras e Garrafas de oxigénio transportáveis... porque por este andar meus amigos, não vai haver fotossíntese que chegue para todos.. Desculpem o desabafo. Cumprimentos a todos.
ResponderEliminarhttp://detalhesnaturais.blogspot.com
http://viciodafotografia.wordpress.com
Viva Jorge!
ResponderEliminarA revolta entre nós impõe-se pois o silêncio é cúmplice de quem leva a cabo estes atentados contra todos nós!
Abraço!
É aterrador atravessar o nosso Portugal e só ver nuvens de fumo e chamas... estive este fim de semana no Geres e é aterrador o que se vê.
ResponderEliminarInfelizmente a culpa vai sempre para os mesmos, os incêndiarios (não quero com isto dizer que são santos) mas parece-me que a culpa esta muito acima destes pobres de espírito.
Tenho um pequeno terreno num monte entre Ponte de Lima e Vila Verde que todos os anos ardia, e quando dizia todos os anos era mesmo todos os anos. Ate que um dia a Portucel propôs o aluguer do terreno para plantação de eucaliptos.
Dês dessa data nunca mais o monte ardeu, e não me digam que não e porque não há interesse, porque isso é o que há mais.
Ainda este ano as chamas iam em direcção aos terrenos que a Portucel tem alugados, mas mal la chegou foi apagado e não mais voltou a reacender.
Há muitas coisas que me revoltam, uma delas é como a Protecção Civil diz que um fogo esta controlado e quase extinto e no dia a seguir volta ainda mais forte.
Se um "privado" consegue, porque é que o publico não? Falta vontade de muita gente para resolver este problema...